1658

A escolha de progredir é parte do Livre Arbítrio que nos faculta a Lei Maior

02/11/2009

      A+ A-


Irmãos, salve o bem, a bondade e o amor!

A criatura, ao iniciar o desenvolvimento mediúnico, possui a força potencial que mora em seu interior. Não sabe o poder que reside na sintonia com as esferas mais elevadas da Espiritualidade Superior. Entrega-se, relapso, à jornada de progresso, ainda influenciado pela mentalidade primitiva, de alcançar proveitos que a jornada lhe proporcionará. Desconhece a real amplitude da transformação, que se processa em todo orbe planetário, quando um dos seus habitantes entra em sintonia com as Forças do Bem.

A escolha de progredir é parte do livre arbítrio, que nos faculta a Lei Maior. Entretanto, necessário se faz, conhecer a realidade da Lei do Progresso, que atua concomitante em todos os seres existentes num orbe planetário; e, sendo assim, vos torna co-responsáveis pelo desenvolvimento e progresso de todos conjunto.

Ao escolher a senda do progresso para ascese espiritual, o indivíduo contribui com o progresso de toda a humanidade. Praticar o bem, igualmente deflagra ondas magnéticas, que repercutem ao seu redor e se propagam para muito além da circunferência imediata de sua presença física. Da mesma forma, dá-se o contrário. Queremos dizer, que as práticas negativas, também repercutem, igualmente, para distâncias longe da presença material do ser, trazendo prejuízos, muitas vezes invisíveis, mas que são de responsabilidade da mente que os originou.

Irmãos, desconheceis os mecanismos e movimentos das "forças de energia" que regem vosso orbe planetário. Ainda mal compreendidas são as "forças da natureza material", colocadas em movimento pelos elementos que compõe o planeta Terra. Se nem vossas mentes, e intelectos são capazes de compreendê-las e dominá-las então podeis supor, quão distantes vos encontrais do conhecimento, e do poder sobre as "forças das energias" que circulam pelo planeta, movimentadas por vossas ondas mentais, sentimentos e ações.

E diante de todo o conjunto, das informações desconhecidas por vós, redei-vos humildemente. Ao invés de prosseguir na invenção de verdades, buscai compreender o desconhecido, fazendo brotar na intimidade da alma a curiosidade sadia, a investigação elevada, a sabedoria que se encontra em consonância com a Lei do Progresso.

Vos fala o amigo a quem a humanidade costumou chamar Gandhi, e assim identificado, coloco-me ao vosso dispor, trazendo notícias do além, para vosso concurso e intercâmbio amigo.

Margarida - Para nós é uma alegria muito grande irmão, o irmão nos dar a sua presença nesta festa maravilhosa do Festival de Wesak. Embora eu não esteja vendo, pois não sou médium, mas a minha alma está vibrando com tudo o que está acontecendo. Já estamos com idéia de ler em nosso Grupo aquela obra que o irmão escreveu sobre a sua biografia. Gostaríamos, que de vez em quando, o irmão desse uma chegadinha para acompanhar nossos comentários.

Gandhi - Muito nos honra e alegra ter a lembrança de nossa existência presente em vossas palavras. Nossa trajetória sobre a Terra, registrada tantas vezes, precisa ser vista como uma trajetória comum, pois, como homem comum, iniciei minha jornada e a encerrei naquela existência, imperfeito, falho, lutando contra mim mesmo, lutando contra as tendências que ainda dominavam o meu ser; buscando até mesmo, com certo desespero na intimidade do coração, alcançar o Criador em Suas Vibrações Sublimes. Ânsia de progresso!

Os amigos que conosco conviveram enalteceram por demais, aquela caminhada, que repercute sobre o Mundo a imagem de um ser que não sou e muito acima do que verdadeiramente represento; ainda me considero estudante das Lições Maiores, dos Sábios verdadeiros, que nos antecederam na conquista da saberania sobre si mesmos.

M - Quem dera que nós estivéssemos alcançado esse grau de evolução! Mas ainda estamos muito distante meu irmão, muito mesmo.

Gandhi - Estamos caminhando irmã, e é isso que verdadeiramente importa, pois estacionar é a morte; precisamos caminhar, e se estamos atrasados, e parando a cada minuto, atrasamos muito. Errando ou acertando, precisamos caminhar mais atentos aos nossos atos, honestos e sinceros conosco. Avaliar nossas atitudes, quantas vezes forem necessárias, verificando em que ponto destoam das lições sublimes legadas pelo Mestre Nazareno e por tantos outros amigos, que antes de nós, caminharam sobre a Terra, lançando as sementes do Conhecimento Superior.

Caminhemos todos na direção da Luz Maior, isso é o que importa. Quem chegará primeiro, quem chegará depois o Pai não observa.

M - O importante é chegar. Mas, de qualquer forma, a vida do irmão é um exemplo de humildade, de mansuetude, de amor ao próximo, de não violência, podendo viver uma vida de "casta superior", no entanto viveu, como um daqueles mais pequeninos e pobres da Índia. Isso é extraordinário, não é para qualquer um, por isso nós vos agradecemos e rendemos homenagem ao Vosso trabalho maravilhoso, exemplo de vida. Vamos ler a vossa Obra se Deus quiser.

Gandhi - Se a irmã soubesse que muito aquém do programado ficou a execução das tarefas e dos compromissos assumidos perante a Espiritualidade, certamente teria outras idéias em mente¹. Pequenino, imperfeito, desviei-me do caminho programado, mas não lamento pois aquele homem era inteiramente filho de Deus e no estágio em que se encontrava procurou ardentemente seguir a voz interior que lhe chamava ao progresso. A querida Índia merecia algo melhor, mas que não foi possível ofertar-lhe. Tantas discórdias, tantas lutas, tantas mortes desnecessárias, violências que contrariam as Leis de Deus. Muito mais poderia ter feito não fossem as imperfeições que me dominaram por tanto tempo.

Outros, assim como eu, caminharam e caminham tendo a frente uma programação, todavia, muitas vezes não pode ser cumprida em toda sua plenitude. Importa caminhar, pois ao ser dada a oportunidade de realização das tarefas a que nos chamam as lidas terrenas, estamos a resgatar nossas faltas; e, quanto mais o fazemos mais avançamos. Nosso prejuízo decorre das dificuldades que encontramos dentro e fora de nós.

Por tudo isso, sensibilizado pelo trabalho deste Grupo, pela força e pela coragem de caminhar seguindo a Orientação Maior, enfrentando como eu mesmo enfrentei as dificuldades íntimas, somente conhecidas por cada um, é que permaneço convosco em auxilio, de mãos estendidas derramando a luz de um coração amoroso, que vela por vós desejando o sucesso de vosso trabalho, fazendo um pouco, pois também é meu, o vosso esforço de alcançar os irmãos em humanidade, disseminando a idéia da Paz Universal, da Fraternidade entre os homens, e do Amor Incondicional pela vida.

Que Jesus, o Mestre dos Mestres, que do Mais Alto nos abençoa e conduz, possa preencher os vazios de nossas almas imperfeitas, auxiliando-nos no trabalho a realizar em favor da humanidade terrena.

Paz e Bondade entre os homens.

Eu vos deixo, agradecido pela oportunidade de aproximação e trabalho junto ao Grupo.

Vosso irmão,

Gandhi

GESH - 09/05/2009 - Festival de Wesak - Praia Grande, ES - Brasil

Nota ¹ - Já li mais de uma obra sobre a vida do Mahatma Gandhi e como ser humano encarnado, a meu ver, ele foi simplesmente magnífico. Aprendi muito também com ele. Que Deus o abençoe amigo.




RETORNAR ÀS MENSAGENS E DIVULGAÇÕES
ENTRE EM CONTATO CONOSCO AGORA MESMO!
Todos os direitos reservados ao Grupo Espírita Servos de Jesus | 2025
FBrandão Agência Web